Adiado

Feisma só voltará ao calendário de Santa Maria em 2024

A Feisma, que teve sua última edição em 2019, antes da pandemia, ainda não tem data para acontecer novamente. A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) diz que não há mais tempo hábil de realizar o evento neste ano e que a feira ficará mesmo para 2024, ficando num jejum de cinco anos. O motivo: a falta de alvará dos bombeiros nos quatro ginásios do Centro Desportivo Municipal (CDM).

 
– Precisamos ter alvará e segurança jurídica. Como vou vender estande agora e, depois, se não sai o alvará, vou ter de devolver o dinheiro aos lojistas. Para lançar uma Feisma, o ideal é começar em fevereiro para realizar a feira no final de outubro. Em situação emergencial, lançaríamos em abril ou maio para fazer em novembro, mas agora não dá mais tempo para fazer esse ano – diz Pacheco.

Em junho de 2022, a Cacism teve de cancelar a Feisma prevista para o ano passado porque o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI) do CDM não havia sido renovado. Em janeiro de 2023, a prefeitura ainda não havia conseguido a aprovação do PPCI. Na época, o Executivo municipal respondeu o seguinte: “A prefeitura informa que o projeto de PPCI do CDM está protocolado no Corpo de Bombeiros, com previsão de aprovação em fevereiro. Após, será lançada a licitação para as obras.”

Pacheco conta que, diante desse impasse que se arrasta há meses, a Cacism chegou a cogitar realizar a Feisma em outro local, como o Centro de Eventos da UFSM. Porém, desistiu da ideia.

– Tínhamos duas possibilidades: fazer uma Feisma como sempre foi feita, que foi uma conquista e orgulho de ter a feira com um padrão de conforto, climatização, carpetes e segurança, ou fazer uma Feisma no Centro de Eventos da UFSM, que perdesse várias dessas questões, por causa das condições do local. No CDM, a gente tem quatro pavilhões fechados, com paredes que permitem a gente colocar aparelhos de ar-condicionado. No Centro de Eventos, a gente teria de ter pavilhões de lona, suscetíveis à chuva e ao vento, em que o piso ficaria complicado. E se dá um calor de 30 e poucos graus, muita gente iria reclamar. Então, nessa discussão, preferimos não mexer num modelo que deu certo, mas daí depende de o CDM ter os alvarás necessários para realizar a Feisma – comentou Pacheco.

Segundo ele, se a prefeitura conseguir o alvará de PPCI até outubro, seria possível realizar a Feisma em maio de 2024, junto com o aniversário da cidade. Caso contrário, ela deve ficar para outubro ou novembro do ano que vem.

A prefeitura

A coluna pediu uma entrevista com um representante da prefeitura para entender o motivo da demora para resolver esse problema. O Executivo respondeu o seguinte por meio de nota: “A prefeitura explica que a empresa que elabora o projeto de PPCI do CDM entregará para a Secretaria de Esporte e Lazer, nos próximos dias, as adequações pedidas pelo Corpo de Bombeiros. Com isso, o Município irá verificar que será necessário fazer no espaço, bem como os custos para as obras e a origem dos recursos.”

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

72 cidades brasileiras têm tarifa zero no transporte coletivo Anterior

72 cidades brasileiras têm tarifa zero no transporte coletivo

Discussão será neste mês, mas segue mistério sobre abertura ou não dos mercados aos domingos Próximo

Discussão será neste mês, mas segue mistério sobre abertura ou não dos mercados aos domingos

Deni Zolin